Você está aqui
Home > Turismo > BTCC > Ashley Sutton Campeão no BTCC Com Subaru

Ashley Sutton Campeão no BTCC Com Subaru

 

Ashley Sutton – Subaru Levorg GT

Ashley Sutton é o novo Campeão do BTCC (British Touring Car Championship). Aos 23 anos, Sutton é o mais jovem Campeão deste que é, provavelmente, o mais competitivo e espetacular campeonato de carros de turismo da Europa, na atualidade. Com as três corridas da derradeira etapa do campeonato a terem lugar hoje em Brands Hatch, o suspense sobreviveu quase até ao fim da terceira corrida, a última do ano. Venceu Sutton, que levou o Subaru Levorg GT à ribalta.

Á partida para a derradeira ronda do BTCC, Ashley Sutton levava vantagem sobre o seu mais direto adversário nas contas do campeonato, Colin Turkington, duplo Campeão do BTCC. Depois de ontem ter sido 3º na qualificação, Sutton fez um primeira corrida calculista, assegurando a mesma posição de onde havia largado para as 15 voltas à pista do condado de Kent. Na frente, Aiden Moffat impôs-se para vencer no Mercedes Classe A da Laser Tools Racing. Depois de largar da segunda posição, ao lado de Jack Goff no Honda Civic da Eurotech, Moffat saltou para a frente e depois limitou-se a defender a vantagem para concluir primeiro que os seus mais diretos adversários, Tom Ingram no Toyota Avensis da Speedworks e Ashley Sutton.

Aiden Moffat – Mercedes Classe A

Para a segunda corrida, estava reservado para o muito público que acorreu a Brands Hatch, um espetáculo chamado Colin Turkington. Saíndo de 15º, o piloto do BMW Série 1 (Team BMW), fez uma corrida de Campeão, não passando cartão a ninguém, inclusive a Ashley Sutton, até se colocar na liderança, para ser o primeiro a ver a quadriculada. A vitória foi categórica, com 1m605s de vantagem sobre Gordon Shedden e Matt Neal , nos Honda da Halfords Yuasa Racing.

Apenas meia dúzia de pontos separavam Sutton e Turkington, à entrada para a derradeira corrida do campeonato. Mesmo antes do início, ao fim de uma tarde tipicamente inglesa, cinzenta, eis que chega a chuva, obrigando as equipas a trabalho extra, para montar os pneus adequados. No arranque, tenso, os dois candidatos ao título mantiveram-se a coberto de problemas. No entanto, com um par de voltas para completar, quando Turkington era 10º, com Sutton atrás mas a alguns segundos, eis que o piloto do BMW Série 1 acaba por ser vítima do incidente ocorrido à sua frente, em Graham Hill, envolvendo o Toyota de Tom Ingram e o Ford de Matt Jackson. Os dois carros vão à escapatória e o Ford, ao regressar, acaba por tocar o BMW de Turkington que via assim todo o seu esforço reduzindo a um abandono. Com o seu adversário fora de prova, Ashley Sutton limitou-se a levar o Subaru Levorg GT até à bandeira de xadrez, na 3ª posição. A vitória foi para Rob Austin, no Toyota Avensis da Handy Motorsports que na hora do pódio não esqueceu de homenagear a memória da sua principal fã, a avó que faleceu no fim-de-semana da etapa de Silverstone. Entre o vencedor e Ashley Sutton ficou Jack Goff, no Honda Civic da Eurotech, que havia sido o autor da pole no dia anterior.

Rob Austin – Toyota Avensis

Com Ashley Suton a vencer o campeonato (a sua entrevista é publicada por nós em post separado), houve outros premiados em Brands Hatch. Desde logo, Tom Ingram sagrou-se Campeão entre os Independentes (também entrevista em separado), enquanto que o vencedor do Jack Sears Trophy, reservado ao melhor Rookie, foi Senna Proctor, aos comandos do Vauxhall Astra da Power Maxed Racing.

O Team BMW venceu entre as Equipas com os Série 1 e entregou à casa de Munique o título de Construtores.

O BTCC volta a competir em Abril de 2018, mas até lá muitas notícias poderão ser vistas na OnWheelsTV.

Fotos: Oficiais/BTCC

BTCC_BH_sutton_4

Ashley Sutton

BTCC_BH_Ingram

Tom Ingram

BTCC_BH_Proctor

Senna Proctor

BTCC_BH_Turkington

Colin Turkington

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top