Você está aqui
Home > Turismo > DTM > DTM em Hockenheim: ‘Seis Galos Para Um Poleiro’

DTM em Hockenheim: ‘Seis Galos Para Um Poleiro’

 

Hockenheim recebe este fim-de-semana a derradeira etapa deste ano do DTM. Naquele que é, de há longa data, o traçado escolhido para a corrida que encerra o campeonato, chegaremos á conclusão sobre quem levará para casa o título, deste que é um dos mais mediáticos, espetaculares, competitivos e tecnológicos, campeonatos de carros de turismo em todo o mundo. A uma etapa do fim de campeonato, são seis os pilotos ainda com matemáticas possibilidades de se sagrarem, o Campeão do DTM de 2017, algo que há muito tempo não se via.

De todos os seis candidatos, Mattias Ekström é o que reúne maiores possibilidades. O sueco é aliás, o único que pode arrumar as contas logo no dia de sábado (amanhã), caso vença, o que o colocaria desde logo à frente de René Rast, por uma diferença de 28 intransponíveis pontos. Ekström já venceu o DTM por duas vezes, mas não está satisfeito e quer adicionar à sua conta mais títulos, ao mesmo tempo que, somar mais um para a Audi, marca que está ligada a todas as suas conquistas.

Mattias Ekström

“Os 21 pontos parecem ser uma vantagem confortável mas, no DTM, sei bem como rapidamente se perde uma liderança”, disse Ekström que, se vencer o campeonato no domingo, juntar-se à a Klaus Lüdwig como os dois únicos pilotos a vencerem o DTM por três vezes, ainda que fiquem a dois de Bernd Schneider, que venceu o campeonato por cinco vezes. “Basta ter uma corrida em que as coisas não correm bem e a liderança confortável passa à história. Eu tenho que fazer uma boa corrida e vou entrar neste fim-de-semana tal como em qualquer outro. Afinal de contas, ainda há 56 pontos para fazer”.

O segundo piloto com melhores hipóteses de vencer o campeonato, este fim-de-semana em Hockenheim, é René Rast. Também piloto da Audi, Rast corre atrás de 21 pontos, e da possibilidade de ser um rookie a chegar, ver e vencer no DTM, algo que já não acontece há 24 anos, quando o italiano Nicola Larini deixou essa marca pela última vez.

“Quem diria, antes do início da temporada que, aqui chegados, eu estaria na luta pelo título à entrada desta final”, disse Rast. “As minhas chances estão bem vivas e um fim-de-semana perfeito praticamente seria suficiente para conseguir o título”.

René Rast

Respetivamente a 35 e 38 pontos do líder, estão Jamie Green e Mike Rockenfeller. Os dois pilotos da Audi, somados aos dois que os precedem na classificação, traduzem a excelente temporada que a marca de Ingolstadt está a fazer no campeonato. Com 56 pontos em disputa na derradeira ronda, com duas corridas, a caminhada de Green e Rockenfeller aparenta ser ingreme e para correr bem terá que ser perfeita para eles e altamente imperfeita para os dois líderes. Mas, estamos n DTM!

O Campeão de 2016 do DTM, Marco Wittmann é outro dos matematicamente candidatos ao título e, de entre todos, o único que não venceu nenhuma corrida este ano. O piloto da BMW tem, no entanto, os mesmos pontos que Rockenfeller (134), pelo que está longe de já ter ‘deitado a toalha ao chão’. “Quero ter duas boas corridas em Hockenheim e continuar a boa tendência recente”, disse Wittmann. “Toda a gente sabe fazer as contas. É obvio que necessito de erros dos meus adversários, Na verdade, o que dava mesmo jeito era um milagre”.

Green_Pre_Finale

Jamie Green

Rockenfeller_Pre_Finale

Mike Rockenfeller

Wittmann_Pre_Finale

Marco Wittmann

Auer_Pre_Finale

Lucas Auer

O austríaco Lucas Auer é o restante candidato matemático ao título e, neste capítulo, o único representante da Mercedes. Auer vem de duas prestações dececionantes na sua corrida de casa (Red Bull Ring), onde com outro desempenho, estaria neste momento como uma das forças com maiores chances de vencer o campeonato em Hockenheim. Mas, as coisas são como são e o piloto da Mercedes-AMG está a 41 pontos. “Na minha situação, não preciso de olhar para a esquerda nem para a direita”, disse Lucas Auer. “Só tenho que extrair o máximo do meu carro e de mim e optar por uma corrida com riscos”.

Fotos: Oficiais/Audi e DTM

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top