Você está aqui
Home > Formula > Félix Rosenqvist Vencedor Surpresa em Hong Kong

Félix Rosenqvist Vencedor Surpresa em Hong Kong

 

Félix Rosenqvist venceu hoje a 2ª etapa do campeonato FIA Fórmula E, em Hong Kong. O piloto da Mahindra Racing, concluiu a prova na 2ª posição, atrás do alemão Daniel Abt, no carro da Audi Sport Abt Schaeffler. No entanto, após a verificação dos comissários técnicos, foi detetada no Audi uma inconformidade nos códigos de barras do selo inserido no inversor e unidade MGU do carro, que não correspondiam com os apresentados no passaporte técnico. Apesar da Audi ter apelado da decisão, Rosenqvist foi declarado vencedor, ainda que o resultado desta 2ª etapa permaneça provisório.

A corrida propriamente dita foi recheada de episódios estranhos. Félix Rosenqvist saiu na frente, com o carro da Mahindra a revelar notória superioridade para a concorrência. No entanto, na travagem para o primeiro gancho do traçado, ao início da 2ª volta, o sueco perdeu a traseira do seu carro, sendo forçado a dar passagem a mais de metade do pelotão. Enquanto Rosenqvist se via a braços com uma corrida que afinal seria de recuperação, o líder passou a ser o surpreendente Edoardo Mortara, que num carro semi-oficial – entenda-se Venturi mas com cada vez mais olho da Mercedes – assumiu a liderança. O italo-suiço, foi-se literalmente embora, pelo menos até à troca de carros. Nas últimas voltas, Mortara começou a sentir alguma pressão por parte de Daniel Abt, que ia salvando a honra da Audi nesta primeira temporada oficial de Fórmula E, na segunda posição.

Foi já na antepenúltima volta que se deu o ‘golpe de cinema’ nas ruas de Hong Kong, quando Edoardo Mortara, perdeu a traseira do Venturi e com isso a primeira e segunda posições. O piloto da Mercedees tinha um avanço tão grande que conseguiu voltar ainda em terceiro. Abt passou a liderar, em dia de aniversário, contando receber 25 pontos, um por cada ano de vida. Atrás do alemão, Félix Rosenqvist, após uma excelente recuperação e uma exibição de alto nível, mostrando como o carro da Mahindra está superior nesta altura do campeonato.

A prova terminou com a vitória, na pista, de Daniel Abt, no entanto, estava reservada para o alemão a pior das prendas de anos, com a desclassificação na corrida. Com isto, afinal foi Rosenqvist quem venceu, seguido de Mortara e com Mitch Evans, no Panasonic Jaguar Racing, a subir ao derradeiro lugar do pódio.

“Houve muitos altos e baixos durante todo o fim-de-semana, mas no final estou satisfeito por levar 29 pontos, da pole position, vencer a corrida e volta mais rápida”, disse Rosenqvist. “Mas, tenho pena pelo Daniel pois ele venceu a corrida na pista. Não é desta forma que se pretende vencer e eu não me sinto vencedor da corrida. Mas, estou satisfeito com os pontos”.

HK_Race2_Start
HK_Race2_Abt
HK_Race2_Podium
HK_Race2_Mortara
HK_Race2_Evans
HK_Race2_DaCosta

Jean-Eric Vergne foi 4º, no carro da Techeetah, seguido do vencedor da 1ª etapa disputada ontem, Sam Bird (DS Virgin Racing). Nas restantes posições do top dez ficaram, Oliver Turvey (NIO), Maro Engel (Venturi), Nico Prost (Renault e.dams), Alex Lynn (DS Virgin Racing) e Sébastien Buemi (Renault e.dams).

Quem também não sai satisfeito com o resultado final na 2ª etapa do campeonato, é o português António Félix da Costa. Após um magnífico início de corrida, em que chegou a ocupar um surpreendente 4º lugar, exercendo pressão sobre o 3º, o português da Andretti viu as chances de um bom resultado hipotecadas pelo imenso tempo que demorou nas boxes, aquando da troca de carro. Foram 20 segundos a mais os gastos por Félix da Costa, que acabou por regressar à pista apenas na 14ª posição. O português ainda recuperou alguns lugares, concluindo em 11º, à porta dos pontos.

Concluídas que estão as duas primeiras etapas do campeonato, Sam Bird lidera nos Pilotos com 35 pontos, seguido de Jean-Eric Vergne com 33 e Félix Rosenqvist com 29. Nas equipas, a Mahindra é líder com 44 pontos, seguida da DS Virgin Racing (41) e Techeetah (33).

Fotos: Fórmula E Media/LAT

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top