Você está aqui
Home > Ralis > ERC > Juventude Marca o Ritmo no ERC Rali Liepàja

Juventude Marca o Ritmo no ERC Rali Liepàja

 

Num dia que foi triste para as aspirações portuguesas a um título europeu de ralis, a juventude marcou o ritmo da frente no final da 1ª etapa do ERC Rali Liepàja, na Letónia. Nikolay Gryazin é líder no Skoda Fabia R5 da Sports Racing Technologies. Acompanhado por Yaroslav Fedorov, Gryazin detém uma vantagem de 18,3s sobre Kalle Rovanpera (Jonne Halttunen), num Ford Fiesta R5.

O piloto de Riga esteve forte nas especiais da manhã, viu-se no início da tarde altamente pressionado pelo ultra-rápido Alexey Lukyanuk, no Ford Fiesta R5 da Russian Performance Motorsport, mas consistente e sem qualquer tipo de problemas, acabou o dia tranquilo na frente do jovem Kalle Rovanpera, que também esteve forte hoje, mas acabou por errar no último troço perdendo algum tempo, para ainda assim acabar em 2º da Geral. Alexey lukyanuk acabaria por se afundar na classificação, com problemas elétricos no Ford Fiesta.

O polaco Kajetan Kajetanowicz (Jaroslav Baran), no Ford Fiesta R5 da Lotos Rally Team, conluiu o dia em 4º, a 59,3s do líder. No entanto fruto do forte acidente sofrido pela dupla portuguesa, Bruno Magalhães/Hugo Magalhães que destruíram por completo o Skoda Fabia R5 no embate numa árvore, a dupla polaca já pode celebrar o título Europeu de Pilotos, ainda que falte uma etapa para o termo do rali.

Lukasz Habaj  (Daniel Dimurski), concluiu o dia na 4ª posição. O polaco, no Ford Fiesta R5 da Rallytechnology teve um dia positivo, ainda que esteja a competir com uma forte gripe.

O espanhol da Peugeot Rally Academy, José ‘Pepe’ Lopez (Borja Hernandez), ocupa a 5ª posição, no Peugeot 208 T16 R5.

Nikolay Gryazin é também o líder em ERC Júnior (menos de 28 anos), enquanto o finlandês Jari Huttunen (Anti Linnaketo) em Opel Adam R2, está na frente do ERC Júnior (menos de 27 anos) e bem posicionado para vencer o campeonato e arrecadar 100.000 euros de prémio.

Em ERC 2, o líder é o letão Jänis Vorobjovs (Ivo Pükis) num Mitsubishi Evo X.

Rovanpera_Latvia_Day2

Kalle Rovanpera

Kajetanovicz_Latvia_Day2

Kajetan Kajetanowicz

Habaj_Latvia_Day2_1

Lukasz Habaj

Lopez_Latvia_Day2_1

José 'Pepe' Lopez

O infortúnio a bater a Bruno Magalhães

Depois de um esforço enorme para conseguir apoios que lhe permitissem dar sequência a uma temporada a todos os níveis brilhante no FIA ERC, Bruno Magalhães (Hugo Magalhães), apresentou-se na Letónia para disputar o título Europeu de Pilotos. Pela primeira vez a participar na prova, o português estava bem, quando no dia de hoje, à saída uma direita, não conseguiu sair de um trilho de água, embatendo forte numa árvore. O Skoda Fabia R5 ficou com a frente totalmente destruída e, embora Hugo Magalhães rapidamente tenha saído do carro, o mesmo não se pode dizer de Bruno Magalhães que acabaria por ser levado para o hospital, onde permanece em observação, mas livre de perigo. Era o fim do sonho de ver um português,, este ano, a obter um titulo europeu de ralis. Ainda assim, Bruno Magalhães tem garantido o vice-campeonato, depois de uma temporada em que lutou contra ventos e marés para, de novo, mostrar a Portugal e não só, o seu enorme talento.

Fotos: Oficiais/FIA ERC/DPPI

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top