Você está aqui
Home > Ralis > Kalle Rovanperä Perto do Seu Primeiro Rali no WRC

Kalle Rovanperä Perto do Seu Primeiro Rali no WRC

 

Aos 16 anos, Kalle Rovanperä pode tornar-se o mais jovem piloto da história a correr um rali do FIA WRC, estreando-se no Rali de Inglaterra (Wales Rally GB) no mês que vem, caso passe no exame de condução!

A cinco dias de completar os 17 anos (1 de Outubro), Kalle Rovanperä irá fazer o fundamental teste de condução na sua terra natal, a Finlândia, logo no dia 2. Se tudo correr bem, estará à partida da penúltima etapa do campeonato, em Inglaterra, 24 dias depois, aos comandos de um Ford Fiesta R5 da M-Sport na categoria WRC 2. E o plano é colocá-lo também à partida da derradeira etapa do campeonato, o Kennerds Hire Rali da Austrália (16 a 19 Novembro), antes de se pensar num programa mais ambicioso em 2018.

“Ele está mais ou menos ao nível do Jari-Matti (Latvala) quando começou”, disse Malcolm Wilson (Diretor da M-Sport) ao Motorsport News. “É sempre excitante ver estes jovens pilotos a crescer. Tê-lo connosco para a Inglaterra e Austrália é uma excelente notícia. Ele vai ser o foco de todas as conversas nas duas últimas provas do mundial, este ano.”

Kalle Rovanperä espera poder seguir um percurso idêntico ao do seu pai Harri, que foi piloto oficial de WRC com a Seat, Peugeot, Mitsubishi e Skoda, entre 1993 e 2006, tendo como melhor resultado a vitória no Rali da Suécia de 2001.

Kalle Rovanperä com o seu pai, Harri Rovanperä

O jovem piloto de 16 anos foi notícia pela primeira vez quando um vídeo com ele a guiar um Toyota Starlet na neve se tornou viral. Na altura, o jovem finlandês tinha apenas oito anos.

Mais recentemente, venceu em 2016 o campeonato nacional de ralis da Letónia, onde é possível competir com 16 anos. Em 2017, competiu na Finlândia (venceu duas etapas) e em itália, com licenças especiais. O piloto já testou o Ford Fiesta em Inglaterra (Reino Unido) e deverá voltar a fazê-lo antes do Wales Rally GB.

O seu manager, Timo Jouhki confrmou que havia a opção de fazer ainda mais duas provas em WRC 2 com a M-Sport em 2018, mas como o jovem Rovanperä vai ser um dos finalistas do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Hyundai, também está em cima da mesa a possibilidade de ele vir a competir em 2018 com um Hyundai i20 R5.

Fonte desta notícia: WRC.com
Fotos: Oficiais/Red Bull

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top