Você está aqui
Home > Formula > FIA F2 > Markelov Cerebral Sela 4ª Vitória na F2 Hoje em Jerez

Markelov Cerebral Sela 4ª Vitória na F2 Hoje em Jerez

 

O russo saltou para a cabeça da corrida à 22ª volta, fazendo da estratégia a sua arma de arremesso, para obter a 4ª vitória no campeonato FIA F2. Com o título já entregue desde ontem a Charles Leclerc, é agora a hora de outros brilharem no que falta da temporada.

A corrida de sprint que fechou o programa de F2 no circuito andaluz de Jerez de la Frontera trouxe diferentes protagonistas. Desde logo o estreante, espanhol, Alex Palou, que saindo da primeira posição assumiu a ponta da prova assim que a luz verde definiu a partida para as 28 voltas ao traçado. O espanhol da Campos Racing esteve em vias de não arrancar, em virtude de um problema técnico de última hora, mas tudo se resolveu a tempo. Numa prova em que a elevada temperatura, do ar e da pista, iriam fazer a diferença, Palou de imediato impôs forte ritmo para abrir uma curta vantagem. Pouco mais tarde, esse vantagem cresceu, quando o 2º lugar, Jordan King, viu o motor do carro da MP Motorpsort deixar de funcionar, forçando-o ao abandono. Com isto, Nicholas Latifi saltou para 2º e iniciou a perseguição ao líder.

Por alturas da 12ª volta começaram as paragens, sendo Antonio Fuoco (Prema Racing) um dos primeiros, assim como o já Campeão, Leclerc. Os dois voltaram à pista em 15º e 16º, começando logo a recuperar. Já a recuperar há algum tempo vinha Luca Ghiotto. O piloto da Russian Time tinha ido à escapatória na 1ª volta, caiu para a cauda do pelotão e já era 8º. Leclerc estava muito forte, de longe o mais rápido em pista e, à 18ª volta, grande parte do pelotão da frente veio para as boxes. Enquanto Lecler passava Fuoco, Alex Palou regressava à pista ainda na frente, embora pressionado com Nicholas Latifi. Artem Markelov era 3º e seguia estudando os dois pilotos que o antecediam.

F2_Jerez_R2_Start
F2_Jerez_R2_Markelov

Artem Markelov - Russian Time

F2_Jerez_R2_podio
F2_Jerez_R2_Latifi

Nicholas Latifi - DAMS

F2_Jerez_R2_Rowland

Oliver Rowland - DAMS

F2_Jerez_R2_Ghiotto

Luca Ghiotto - Russian Time

F2_Jerez_R2_Fuoco

Antonio Fuoco - Prema Racing

Foi na volta 22 que o russo, de uma assentada na mesma volta, esticou a sua posição em dois lugares. Primeiro atacou, com sucesso, Latifi, na curva 1, de seguida, Palou, no Dry Sac (curva 6) e foi embora. Na volta seguinte, Palou perdeu também posição para os dois pilotos da DAMS, primeiro Latifi, depois Rowland. Os pneus do espanhol já eram e prova disso é a forma vertiginosa como nas derradeiras voltas ele baixou posições até assentar no 8º lugar.

Lá na frente Markelov selou a sua 4ª vitória na F2, com uma sólida vantagem de 11.840s sobre Nicholas Latifi, que subiu ao pódio acompanhado de Oliver Rowland.

Luca Ghiotto fez uma corrida ‘de faca nos dentes’ desde o seu erro inicial, acabando às portas do pódio, na frente de Antonio Fuoco, que fechou o top 5. O já Campeão, Charles Leclerc, também perdeu rendimento nas últimas voltas, fechando a prova na 7ª posição, atrás de Nick de Vries (Racing Engineering).

Fotos: Oficiais/FIA F2/Andrew Ferraro/Zak Mauger

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top