Você está aqui
Home > Ralis > ERC > Nikolay Gryazin Estreia-se a Vencer no ERC

Nikolay Gryazin Estreia-se a Vencer no ERC

 

O russo Nikolay Gryazin venceu hoje o Rali Liepàja, derradeira etapa do FIA ERC. O piloto que fez 20 anos ontem, conseguiu impor o Skoda Fabia R5 da Sports Racing technologies ao fim dos dois dias de prova na Letónia, superiorizando-se ao seu enorme adversário, Kalle Rovanpera, por 18,5 segundos. Rovanpera, aos 17 anos, levou o Ford Fiesta R5 ao pódio, na sua estreia no ERC.

“Foi fantástico e um excelente presente de aniversário para mim”, disse Gryazin no final. “Todo o rali me correu bem, embora em certas alturas tenha andado mesmo no limite. O Kalle esteve muito rápido e estou contente de vencer após tão boa competição.”

Esta prova coroou também Kajetan Kajetanowicz como Campeão Europeu de Ralis. O polaco no entanto sai da Letónia sem razões para festejar. Acabou por abandonar com o Ford Fiesta R5, quando o helicóptero onde seguiam os seus sponsors se despenhou junto a uma das especiais, levando inclusive à sua interrupção. Segundo o que conseguimos saber, terá havido vítimas mortais entre os passageiros no acidente com o helicóptero.

ERC_Liepaja_Day3_Rovanpera

Kalle Rovanpera

ERC_Liepaja_Day3_Habaj

Lukasz Habaj

ERC_Liepaja_Day3_Suarez

José Suarez

ERC_Liepaja_Day3_Taxis

Albert von Thurn und Taxis

ERC_Liepaja_Day3_Kajetanovicz

Kajetan Kajetanowicz

ERC_Liepaja_Day3_Ingram

Chris Ingram

ERC_Liepaja_Day3_Erdi_Jr

Tibor Erdi Jr.

Com o abandono de Kajetanowicz, Lukasz Habaj subiu ao 3º lugar, com o Ford Fiesta R5 da Rallytechnology, já a 2m52.8s do vencedor. José Suarez, depois de um dia positivo no Peugeot 208 T16 R5 da Peugeot Rally Academy foi 4º, seguido de Abert von Thurn und Taxis, que na estreia no ERC levou o Skoda Fabia R5 ao 5º posto.

No ERC Junior (- de 27 anos), Chris Ingram concretizou o título europeu no Opel Adam R2. O título ficou mais fácil quando o seu grande rival, Jari Huttunen, teve problemas com um furo e perdeu bastante tempo.

No ERC 2, o piloto de Ralicross, Reinis Nitišs estreou-se a vencer, aos comandos de um Mitsubishi Evo IX. No entanto, o título de ERC 2 pertenceu a Tibor Ērdi Jr, que aos comandos de um Mitsubishi Evo X concluiu a prova em 2º da classe. O húngaro beneficiou do abandono do italiano Zelingo Melegari e do atraso sofrido por Sergey Remmenik, que foi 3º do ERC 2 na prova letã.

Fotos: Oficiais/FIA ERC/DPPI e Red Bull

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top