Você está aqui
Home > Ralis > Volkswagen Motorsport Apresentou Polo GTI R5

Volkswagen Motorsport Apresentou Polo GTI R5

 

A Volkswagen Motorsport apresentou ontem o Polo GTI R5, nova arma do construtor de Wolfsburgo para clientes no mundo dos ralis. O novo carro de tração integral marca assim o regresso do construtor germânico ao panorama dos ralis, dois anos após ter terminado uma campanha de sucesso a todos os níveis com o Polo WRC. Com o palco para esta primeira aparição do Polo GTI R5 a ser Mallorca, Espanha, foi possível conhecer a versão de competição baseada na sexta geração de um dos mais populares modelos da marca.

“Apresentar o Polo GTI R5 ao público é um magnifico momento”, disse Sven Smets, Diretor da Volkswagen Motorsport. “A relação de proximidade da versão de competição com o Polo GTI de estrada é inquestionável. No carro de ralis, a VW terá mais um magnífico embaixador. A nossa equipa em conjunto com os nossos colegas da Volkswagen Design merecem todo o crédito por este trabalho. Nos próximos meses, o Polo GTI R5 terá que mostrar e dar provas em vários cenários difíceis, no sentido de se afirmar para o sucesso, prosseguindo o caminho do seu antecessor, nas mãos dos seus clientes”.

O novo carro de ralis da Volkswagen está a ser desenvolvido deste o início de 2017. No entanto, os primeiros testes em asfalto e gravilha apenas tiveram lugar no mês passado, na região francesa de Fontjoncouse. Novos testes estão previstos para este mês na Grã-Bretanha. À frente da equipa de desenvolvimento está o Diretor Técnico, François-Xavier “XF” Demaison, que trabalha em sintonia com o gestor do projeto, Jan de Jongh, que foi engenheiro de competição na VW entre 2013 e 2016, quando Sébastien Ogier se sagrou tri-Campeão Mundial.

VW_Polo_R5_2
VW_Polo_R5_3
VW_Polo_R5_4

“O Polo GTI R5 superou os testes iniciais sem grandes problemas”, disse Demaison. “O feedback dos pilotos que participaram no teste também foi muito positivo. Obviamente, estamos a extrair benefícios do conhecimento da equipa de engenheiros e mecânicos que trabalhou no Polo WRC. E também não vamos esconder que estamos a tirar vantagens de toda a equipa de desenvolvimento em Wolfsburg e também dos nossos colegas da Skoda, que têm estado a proporcionar carros R5 a clientes desde 2015”.

O VW Polo GTI R5 utiliza, tal como a versão de estrada, um motor quatro cilindros turbo com injeção direta, montado transversalmente, em frente ao eixo dianteiro. Trata-se de um 1.600 cc, que cumpre com os regulamentos, gerando uma potência de 272 cv (200 kW), com torque de 400 Nm. Faz uso de uma caixa sequencial de 5 velocidades e tração integral permanente. Pesa apenas 1.300 kg e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.1 segundos. A sua homologação está prevista para o verão de 2018, com as primeiras entregas a clientes a serem asseguradas no segundo semestre do mesmo ano.

Fotos: Volkswagen Motorsport

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top