Você está aqui
Home > Turismo > TCR > WTCC e TCR Serão WTCR em 2018

WTCC e TCR Serão WTCR em 2018

 

Após decisão vinda do Conselho Mundial da FIA, a 6 de Dezembro em Paris, o FIA WTCC será substituído a partir de 2018 por um novo campeonato, designado FIA World Touring Car Cup, com abreviatura WTCR. O regulamento técnico a ser utilizado é o do TCR, que até aqui serviu para o TCR International Series, competição que será descontinuada também a partir de 2018. Outro campeonato que também já não terá lugar a partir do próximo ano é o FIA European Touring Car Cup (ETCC).

Para este novo campeonato, deixarão de existir as duas corridas por etapa, como era usual no WTCC, passando a vigorar um formato de três corridas, para cada fim-e-semana de evento. Haverá qualifying para a primeira corrida, com ambos a serem disputados no primeiro dia e um Qualifying de três fases e mais duas corridas, uma delas com grid invertido.

Serão admitidos um máximo de 26 carros para o campeonato, com a prioridade a ser atribuída às equipas do WTCC e TCR International Series. Haverão duas entradas adicionais (wild-card) para cada evento, que serão geridas pela Eurosport Events Limited (EEL) e pela FIA. Ainda relativamente às inscrições, as mesmas decorrerão entre 15 de Dezembro e 30 de Janeiro de 2018.

Em termos técnicos e resumidamente, o regulamento do novo campeonato estará congelado até 2019, ou seja dois anos sem alterações. Os carros terão que estar homologados pela WSC (entidade que tem gerido o TCR) e com o aval do FIA WTCR, com passaporte técnico emitido pela FIA. Os departamentos técnicos da FIA e TCR estabelecerão o BOP (Balance Of Performance) para cada evento, aplicado lastro aos carros mais bem sucedidos.

Relativamente ao calendário, que ainda não foi apresentado, resta dizer que a temporada consistirá de 10 etapas, para um total de 30 corridas.

Foto: TCR International Series

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top